MLJC | Prazo para o Imposto de Renda
247

Prazo para o Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA 2020 – PRAZO ATÉ O DIA 30/06

Tendo em vista o estado de calamidade pública por causa do novo Coronavírus, o prazo de entrega do Imposto de Renda foi estendido até o próximo dia 30/06/2020.

No que concerne à restituição, o governo manteve o cronograma original de pagamento.

QUEM PRECISA DECLARAR?

• Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano;
  • Obteve lucro na venda de bens ou direitos;
  • Realizou operações de compra ou venda na bolsa de valores;
  • Era dono de bens de valor total superior a R$ 300 mil;
  • Ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

• Solicite o informe de rendimentos no seu trabalho;
  • Caso tenha dependentes, será preciso informar os CPFs de todos;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS podem baixar o comprovante de rendimento pelo próprio site da Previdência;
  • Solicite ao banco o informe de rendimentos (internet ou na agência);
  • Não se esqueça dos recibos com despesas com médicos, dentistas, outros profissionais da saúde e serviços de saúde que podem ser deduzidos do Imposto de Renda;
  • A Receita Federal não permite mais a chamada contribuição patronal, na qual o contribuinte usava os gastos com INSS do empregado doméstico para reduzir o valor do Imposto de Renda;
  • Devido à pandemia que estamos enfrentando, a Receita não está cobrando o número do IRPF de 2019 na declaração de 2020;
  • Quem atrasar na entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês.